Curso Administrador Linux I – 40h

O objetivo do curso é auxiliar nos passos iniciais profissionais que estejam interessados em começar a explorar as vantagens profissionais do sistema Linux, seja atuando como administrador de sistemas ou conhecendo e aproveitando melhor o Linux como plataforma de desenvolvimento.

Baseado na experiência de mais de 10 anos do instrutor serão apresentadas as funcionalidades mais importantes e práticas que todo administrador de sistemas ou desenvolvedor deveria saber.

O curso terá uma carga horário total de 40h e será ministrado na modalidade semi-presencial ou totalmente ead. Haverá um encontro inicial (aula 0). Depois haverão 8 semanas cada, onde cada semana terá:
– uma aula gravada com duração de 1 hora e meia;
– um hangout online com duração de 1h para tirar dúvidas;
– exercícios avaliados sobre o conteúdo da semana com duração estimada de 2h;
Por fim haverá uma avaliação presencial com o conteúdo do curso. Na modalidade ead não estão inclusos os encontros presenciais porém os alunos terão um desconto de 20% no valor do curso.

Dúvidas frequentes:

Conteúdo do curso:

Aula 0 (Presencial): Introdução ao Linux (história e distribuições; como escolher a sua distribuição); Conceito de virtualização; Instalação do Linux no seu computador;
Semana 1: Estrutura e hierarquia de diretórios; Comandos básicos de manipulação de diretórios e arquivos;
Semana 2: Gerenciamento de usuários e grupos;
Semana 3: Instalação de programas; Básico sobre editores de texto (vi e nano);
Semana 4: Pipe: integrando programas; Shell: Execução de programas, gerenciamento de processos e variáveis de ambiente;
Semana 5: Básico sobre expressões regulares e sed; Automatização de tarefas: criando shell scripts;
Semana 6: Agendamento de tarefas (cron); Configuração de rede no debian; Usando ssh;
Semana 7: Instalando e configurando servidores Apache com PHP e PostgreSQL;
Semana 8: Iptables básico e revisão do conteúdo;
Aula 9 (Presencial): Avaliação envolvendo o conteúdo ministrado;

Avaliação:

Em cada semana haverá exercícios avaliados cada um valendo 0,5. Como serão 8 semanas esses exercícios valem no total 4 pontos. O último encontro será uma avaliação presencial valendo 6 pontos. Ao final do curso todos os participantes terão direito à certificado e ficará à critério do participante se a nota será emitida no certificado ou não.

Datas dos encontros:

Nessa edição do curso os encontros serão nos dias 19 de janeiro de 2018 (encontro inicial) e 16 de março de 2018 (encontro final). Ambos os encontros serão em Pelotas/RS com local à ser divulgado aos participantes mais próximo da data do curso.

Investimento no curso:

O investimento para participar do curso é de R$100,00. Para pagamento parcelado no cartão de crédito entre em contato.

O instrutor:

O instrutor é Vinícius Alves Hax, formado em Eng. de Computação pela FURG e que trabalha profissionalmente com Linux e sistemas para web desde 2005. Mais especificamente desde 2010 trabalha como Analista de TI onde uma das suas principais ocupações é administrar servidores Linux. Sua experiência de anos com servidores Linux será condensada nesse curso para que você também possa começar nessa carreira. Também foi aluno, tutor e orientador de especializações no formato semi-presencial. Atualmente está fazendo um curso de formação pedagógica para não licenciados.

Mais informações sobre o instrutor podem ser obtidas nos links à seguir:

Se eu quiser fazer o curso totalmente a distância eu posso?

Sim, nesse caso você não irá participar na primeira aula (na qual eu ajudo a instalar Linux no seu PC/Notebook) e da última (que é uma avaliação). Como você não vai participar da avaliação a sua nota será computada somente com base nos exercícios online e no seu certificado irá constar que o curso foi totalmente à distância. Em compensação você terá 20% de desconto no valor do curso.

Inscrições:

A inscrição pode ser feita no link zetaflops.com.br/inscricao-curso-linux